Notícias

Comissão Estadual de Leilão realiza encontro com empresários de todo o estado

A Comissão Estadual de Leilão (CEL) do Detran/SC promoveu, nesta segunda-feira, 2, o 2º Encontro de proprietários de pátios Conveniados do estado. O evento, realizado no Clube dos Oficiais em Florianópolis, teve um caráter didático, com a apresentação de todo o processo que envolve o leilão, desde o nascimento nos pátios, o procedimento de cadastro, auditagem e avaliação. Também foi apresentada uma sugestão de curso aos proprietários de pátios; e a forma como uma sucata de veículo pode ser reciclada e se transformar em aço. As dúvidas dos participantes foram sanadas, finalizando com as discussões sobre o calendário de leilões de 2014, quando devem ser realizados 23 certames.

Durante a abertura, o secretário adjunto de Segurança Pública, Cel-PM Fernando de Menezes parabenizou o esforço da Comissão de Leilão, que acaba de conquistar um marco histórico, 10 milhões de reais arrecadados em leilões nos últimos seis meses. “A meta para 2013 é alcançar os 15 milhões. As coisas estão acontecendo, estamos eliminando veículos que estavam nos pátios há mais de 30 anos, além da retomada dos processos de ferrosos”, concluiu o secretário adjunto.

O presidente da CEL, Ten-Cel PM Edson Rui Castilho, fez um balanço dos 20 leilões realizados em 2013, ressaltando que foram atendidos 31 municípios, totalizando 8.337 veículos vendidos, sendo 5.005 sucatas e 3.332 circuláveis. “O processo está mais célere e organizado, mas queremos ainda mais. Com o apoio dos pátios e dos profissionais envolvidos vamos bater nossas metas”, afirmou Castilho.

A profissional do Instituto Nacional de Perícias de Engenharia e Auditorias (Inpea) apresentou aos participantes, o curso de Vistoriador Veicular com qualificação em pátio de apreensão e leilão, que pode ser adaptado às necessidades práticas da atividade nos depósitos. “Hoje eles já fazem o cadastramento dos veículos, com esse curso, poderão fazer a auditagem, o que agilizaria o processo do leilão”, complementou o presidente da CEL.

O representante da empresa Gerdau apresentou um vídeo ilustrativo sobre o processo de reciclagem das sucatas, demonstrando como é feita a compactação dos veículos, que ficam do tamanho de uma geladeira, para enfim, serem triturados e se transformarem em aço, para serem utilizados pelas empresas siderúrgicas.

Thiago Ferreira, responsável pelo setor de auditagem do Detran/SC, explicou os procedimentos de cadastro de veículos no sistema Detrannet, ressaltando as etapas de inserção e saída definitiva de um veículo do depósito. Thiago também demonstrou como é feito o processo de auditagem. A equipe da informática do órgão de trânsito apresentou as exigências legais para a liberação do acesso ao sistema, bem como para a configuração dos computadores.

Jorge Bisewski veio de Massaranduba para conhecer um pouco mais sobre os procedimentos do leilão e da padronização dos pátios de todo o estado. “Essa troca de informações e experiências é muito importante para o nosso trabalho. Valeu a pena”, disse o empresário.

Despachante Mafra - Todos os direitos reservados Mafraweb